X Cirurgia Plástica Quais são as Queixas Saiba mais

Uma das queixas comuns dos pacientes no consultório é que ao sorrir a ponta do nariz cai. Isto ocorre por ação do músculo que se chama depressor do septo, este músculo é ligado ao músculo orbicular da boca e quando sorrimos a tendência é nossa ponta ser puxada para baixo.

Além disso, a falta de sustentação nas cartilagens e ligamentos da ponta do nariz favorecem muito esta queixa.

Mas, saiba que isto tem solução. Podemos, através da rinoplastia estruturada, utilizando enxertos de cartilagem, estruturar a ponta do nariz de forma que ela não tenha queda nem ao sorrir, nem com o passar dos anos, quando ocorre uma frouxidão destas estruturas pela diminuição do colágeno e o próprio processo de envelhecimento. Também utilizamos técnicas para cortar o músculo que traz a sua ponta para baixo (músculo depressor do septo).

Então se isto incomoda você, volte a sorrir sem se preocupar com seu nariz, faça uma avaliação para rinoplastia.

O ângulo ideal formado entre o lábio e a ponta nasal é entre 95 e 100 graus, para homens, e entre 110 e 120 graus para mulheres. Quando essa angulação é menor do que a indicada pelos parâmetros de análise e medidas faciais, a ponta do nariz pode ser considerada uma ponta caída.

A ponta nasal, na maioria das vezes, é caída por falta de sustentação das cartilagens alares inferiores ou em virtude da conexão do septo com a columela não ser boa.

Normalmente essa característica é evidenciada quando o paciente sorri, devido a ação do músculo depressor da ponta do nariz. Quando esse músculo é hiperfuncionante, hipertônico ou encurtado, acaba abaixando a ponta nasal durante o sorriso, dando ao nariz a aparência de um “bico de falcão”.

O tempo e a idade do paciente também podem influenciar essa característica, uma vez que a estrutura cartilaginosa também sofre desgaste com o passar dos anos, favorecendo a queda da ponta nasal.

Dependendo do grau de angulação da queda da ponta, em alguns pacientes esta característica pode influenciar na função nasal, aumentando e dificultando o trajeto de entrada do ar.

Como é a rinoplastia nesses casos?

As técnicas para manejo da ponta nasal são inúmeras e são definidas de acordo com a necessidade do paciente.

Em geral, a rinoplastia para os casos de ponta caída visa o fortalecimento da estrutura da ponta nasal através de enxertos e suturas, reajustando a angulação, preservando ao máximo a naturalidade dos traços.

Na maioria dos casos, a ruptura da ligação existente entre o lábio e superior e a ponta nasal é necessária, melhorando a aparência até mesmo do sorriso gengival.

No entanto, é necessário avaliar cada caso, visto que uma rinoplastia pode ir além da correção da ponta nasal, se atentando também a outras necessidades da região nasal.

Resultado

Como a ponta do nariz exerce grande influência na feição do paciente, o resultado é rapidamente notado após a rinoplastia que, por sua vez, pode entregar um nariz mais levantado e harmonizado com a face.

É preciso lembrar que o cirurgião deve esclarecer ao candidato as possibilidades reais e as técnicas existentes para que a queixa seja amenizada. A preservação da naturalidade dos traços étnicos e das estruturas faciais deve ser prioridade, bem como a correção de possíveis problemas funcionais.

Qual o seu maior medo com a Rinoplastia

Saiba que é normal ter alguns temores com procedimentos cirúrgicos. Trata-se de uma experiência nova, e ter dúvidas sobre o procedimento ou pós-operatótio pode tornar este medo maior.

O principal medo na maioria dos pacientes é o medo da DOR. Mas pode ficar tranquila(o), esta é uma cirurgia pouco dolorosa e analgésicos raramente são necessários.

O segundo maior medo é do resultado. “E se não ficar do jeito que eu espero?”. Este medo pode ser solucionado conversando com seu médico, fazendo uma simulação, alinhando suas expectativas.

Outro temor é o uso de tampão. Nas técnicas atuais, o tampão raramente é necessário, então você vai sair da cirurgia respirando bem, pode obstruir um pouco em razão do inchaço interno, mas aos poucos a respiração volta ao normal.

Necessidade da Consulta

Durante a consulta médica, os seguintes aspectos serão abordados:

  • Detalhamento das queixas do paciente;
  • Avaliação / exame físico;
  • Fotografias da face com foco no nariz;
  • Simulação de como ficara o nariz após a cirurgia;
  • Explicação técnica do caso;
  • Técnica cirúrgica mais indicada;
  • Detalhes sobre a evolução pós-operatória esperada em cada caso;
Membro Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Como funciona agora?
Agende sua consulta

A primeira consulta é um dos momentos mais importantes no processo da sua cirurgia. É aonde vamos entender seus desejos, seus valores é baseado nisso vamos fazer um planejamento personalizado para chegar no seu melhor resultado! E vamos fazer isso juntos, com imagens e quando possível com a simulação de resultados

Venha para avaliação

Presencial ou a distância por telemedicina, nós estaremos a disposição para te atender com tempo e qualidade

Defina a data da cirurgia

Programar com antecedência é sempre uma boa estratégia para conseguir realizar na melhor data para você, além de conseguir organizar a sua rotina de pós operatório com as drenagens, consultas de retorno e seu trabalho. Essa etapa é fundamental também para um melhor resultado

Realize seu Sonho

Para tudo que desejamos alcançar, existe um passo a passo, acima eu descrevi como chegaremos juntos no seu melhor resultado Cirurgico. Espero poder estar ao seu lado para realizar esse sonho, nossa equipe cuidará muito bem de todos os detalhes para isso acontecer

Você está pensando em realizar sua cirurgia plástica?

“Caro(a) paciente, fiquei feliz com o seu interesse em conhecer sobre o universo da cirurgia plástica, obrigado pelo seu tempo. Estou à disposição para conversarmos mais em minhas redes sociais, e preparado para auxiliar você nessa caminhada para juntos alcançarmos o seu melhor resultado, beneficiando a sua autoestima e o seu bem estar.”

Dr Ivan Maluf
Acompanhe o Dr Ivan Maluf nas Redes Sociais
whatsapp Agende sua Consulta